espacoevoluser.com.br

O que é resiliência?

O termo resiliência é utilizado na física para dizer sobre a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica e/ou sofrer grandes impactos.

É voltar a sua forma original.

Na Psicologia usa-se esse termo para ressaltar a capacidade de uma pessoa de dar a volta por cima, lidando e superando adversidades e transformando experiências negativas em aprendizado. A resiliência representa a capacidade de se adaptar ou até mesmo evoluir após momentos de adversidade, superar momento de pressão ou estresse.

Pessoas resilientes conseguem transformar experiências negativas em aprendizado. Elas enxergam oportunidades de mudança em seus problemas, e acabam se beneficiando delas, e essa é uma capacidade que pode ser adquirida com a experiência. Resiliência não é algo que uns têm e outros não, é sim uma habilidade emocional que se pode aprender a ser.

O treinamento para a resiliência idealmente deve começar ainda na infância, mas nunca é tarde para começar.

 Um dos princípios mais importantes nesse aprendizado é a capacidade de enfrentamento, que está relacionada principalmente com a forma com que se interpreta os fatos . A pessoa Pode assumir uma postura de vítima das circunstâncias, onde não se exibi nenhuma atitude de mudança ou pode assumir uma postura ativa e admitir que também faz parte do problema e que as dificuldades que vivencia são na verdade, consequências da própria maneira de agir no mundo. 

No entanto, ao assumir uma postura ativa, a pessoa entra  em um novo dilema. Embora  queira mudar algumas situações da vida, geralmente não quer mudar a si mesmo. Nesse caso, mudar é apenas um desejo.

Um segundo ponto para se tornar resiliente é ter um sentido de vida, ou seja desenvolver um projeto pessoal de vida. Dessa forma, os problemas que surgem no caminho serão entendidos como simples obstáculos a serem superados até se atingir o objetivo maior.

O terceiro ponto, mas não menos importante, é desenvolver enfrentamento emocional. Entender as próprias emoções pode parecer fácil, mas não é. Frequentemente as pessoas confundem as sensações subjetivas. E é por não saber lidar com os sentimentos ruins que experimentam, que muitas vezes buscam aliviá-los com atitudes externas ( compras, comida, bebidas, jogos). É indispensável  então, perceber, compreender e aceitar o próprio estado subjetivo, para então poder mudá-lo.

Esse não é um treinamento fácil, mas absolutamente possível. Com o suporte adequado, você pode alcançar grandes transformações. 

Apenas permita-se…

Publicado por

Curta
Comentários

Comentários do post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima